O significado do nome do Bloq


   Muitas pessoas perguntam o porque de "MODELE KARTONOWE".

   Foi o primeiro contato que tive com a modelagem de papel. Foi através dos produtos poloneses da GPM, da MODELIK que tomei ciência da técnica que do polonês significa "modelos de papelão".

  Durante a Segunda Guerra Mundial, todos os materiais eram escassos. Aqueles que estavam disponíveis tiveram seu uso restringido. Obviamente, brinquedos estavam no fim da lista. Destas restrições foram descartados os brinquedos de metal, madeira e papel era o que restou e que estava disponível. Os fabricantes de brinquedos dos EUA mudaram para brinquedos e jogos feitos de papel e outros materiais não estratégicos. Mesmo aqui, a escassez de tinta de impressão levar a alguns modelos de papel com cores estranhas.

  Um estilo de construção do modelo de papel utilizado foi desenvolvido por Wallis Rigby, um inglês, que transferiu sua empresa para os EUA no final de 1930. Rigby foi internacionalmente conhecido por seus modelos de papel de aviões, barcos e trens antes (e durante) a Segunda Guerra Mundial. Estes encartes destacam a técnica de construção Tab-e-Slot ( friso e ranhura ) . A ele é creditado este método de construção do modelo de papel.


  Modelos realistas de Rigby ganharam muita publicidade durante a Segunda Guerra Mundial. A demanda de brinquedos durante a guerra tiveram que ser atendidas com materiais não estratégicos. Os modelos de Rigby foram publicados como encartes individuais e conjuntos em caixas. E, modelos de aeronaves individuais, como o Douglas Dauntless, foram publicados em jornais, como parte da colorida seção Comic de domingo. Esta popularidade do produto levou Rigby a cobertura pelo noticiário, mostrando os passos utilizados para projetar, construir e voar um de seus aviões do modelo de papel.

  Os fabricantes de cereais, também, sentiram o aperto devido a escassez de material para prêmios. Simplificados, os modelos de avião de papel, semelhantes às de Rigby, foram usados ​​como prêmios de cereais a General Mills em 1944. Enviando pelo correio duas tampas das caixas de cereal Wheaties você recebia um par de aviões de papel. A General Mills deu milhares desses modelos como parte de um concurso a nível nacional. Fazendo isso como campanha publicitária, mostrava veteranos em hospitais realizando construção dos modelos. Um concurso realizado na cidade dos meninos de Nebraska recebeu a cobertura nacional da Newsreel (pequeno informativo) , também. Ao todo, os modelos de avião de papel deram a milhares de crianças e adultos a sua primeira tentativa de construção de modelos.

  Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a restrições aos materiais foi extinta e as empresas de brinquedos voltaram a fazer brinquedos e modelos de metal, madeira balsa e até mesmo alguns dos novos plásticos.
Os modelos de papel desapareceu rapidamente do mercado dos EUA. Os modelos de plástico, agora comuns, substituiram os aviões de papel. Apenas algumas editoras continuam a imprimir modelos de papel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário